quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Sorrisos

Pergunto-me a mim mesmo: O que penso quando escrevo…estas coisas? Pergunta básica esta! Sendo que todas as perguntas básicas, por serem tão básicas, tornam as respostas tão complexas. Tendemos constantemente a complicar as coisas, somos humanos, gostamos de coisas difíceis e desleixá-mo-nos com as coisas básicas. Por isso quando nos colocamos com questões básicas, tendemos a pensar como respondemos facilmente a elas. O que torna tudo muito complexo. Diria que a minha resposta andará mais ou menos neste complexo de palavras: quando escrevo, a minha vida inteira fica ali sentada no puff. Cruza as pernas, recosta-se, e olha-me. Fala-me das experiências vividas, dos sentimentos partilhados, das visões observadas e das emoções experimentadas. Fala comigo. Canta alto, em notas afinadas, nas pausas daquilo que me diz. Levanta-se e vem espreitar por cima do meu ombro para ler aquilo que escrevo. Pergunta-se se lhe minto. Quando escrevo, tento pensar no que devo e no que não devo escrever. Quem viveu a minha vida comigo. Os lugares onde a vivi. E tudo se mistura. Metade das minhas palavras é sobre ti. E a outra metade do que escrevo é sobre o espaço, que entre linhas, me mantém nesta imensa confusão de palavras. Hoje escrevo sobre o teu sorriso. O teu sorriso. Só porque será aquilo que mais adoro observar nas pessoas. O modo como me fazem sentir que nada mais importa. A maneira como nos esquecemos dos outros, como deixamos de ouvir o que dizem à nossa volta. O teu sorriso, ou a tua gargalhada, com um encolher de ombros, cria-me um frio delicioso na barriga. Esse sorriso contagiante com olhos doces e brilhantes de mulher, desprotegida e feliz, que acabou de descobrir algo importante que, sem notar, tem de partilhar. Adoro igualmente que me façam sorrir. O modo como me esqueço que a vida tem tantas coisas menos boas. A maneira como se esquece que o tempo passou, por nós, e que o sorriso foi aquilo que ficou. E é com esse sorriso, o teu, tímido, delicado e expressivo, que cativas o meu. E é com esses sorrisos, que tudo à volta, se torna complexo e tudo entre nós se torna tão simples...

Sem comentários:

Enviar um comentário