segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Ele e Ela

Ontem havia ela. E havia ele. Ela vivia a vida num reboliço, com a máxima intensidade que a caracteriza (sim ela adora a adrenalina da vida); ele passava pela vida sem pestanejar, sem olhar para trás. Ela era festa; ele diversão. Ela mulher que ninguém conseguia conquistar; ele homem de cara alegre, com aquele sorriso, que ninguém tentava conquistar. Ela mulher tímida; ele homem extrovertido. Ela era isso mesmo: uma mulher. Uma mulher que o tempo fez miúda. Meiga. Querida. Irreverente. Livre. Independente. Que a si se bastava. Que tudo em si controlava. Que não dava justificações. Que não sabia (ou não queria) abdicar de si própria em prol de algo. Uma mulher que construiu um muro, em forma de stand-by para ela própria, que mantinha tão alto e exigente, que poucos arriscavam, ou sequer conseguiam transpor. Um muro para que pudesse recompor de “vidas passadas”. Intocável, diria ele. Uma mulher em que os desafios e momentos da vida, a souberam tornar madura. Uma mulher repleta de intensidade e gestos meigos, de mimalhice e carinho. De certezas e de incertezas poucos certas. De uma simples e bela beleza. De elegância. E de um sorriso. Simples e genuíno.
Ele. Ele era ele. Nada mais. Sempre alegre e bem disposto. Sempre pronto para um bom diálogo e para saber ouvir. Intenso na intimidade de uma relação. Sempre cheio de sorrisos alegres, prontos a fazer sorrir os outros. Com convicções e certezas. Teimoso e obstinado, quando contrariado. Irritantemente correto e íntegro. Honesto e direto. Face séria, quando estava perante o “mundo” que o fez sofrer, um miúdo, quando estava com ela… E hoje há ela. E ele. E os seus caminhos cruzaram-se. Algures. Num momento que nada predispunha a isso. As suas mentes encontraram-se. E as suas vidas decidiram “intrometer-se” uma na outra. E baralhar-se. A vida começou por trocar-lhes os planos. Fez com que “tropeçassem” um no outro. Ela – que, já se disse, a si se achava bastar, que não procurava ninguém – cruzou-se na vida dele! Ele – que se achava um homem tão despreocupado com o sexo oposto – nunca se enamoraria tão cedo por uma mulher! Mas as suas vidas cruzaram-se, duas vidas que, apesar das suas diferenças, eram iguais. Duas pessoas únicas que de tão únicas, se pareciam imenso. Dois muros que, solidamente teimosos, abriram “brechas”, quando ambos disseram "olá”. Ele não queria admitir, que abrira essa “brecha”, não já, não neste momento. Sim, foi um simples "olá” que lhes emaranhou a vida. A ele questionou as suas certezas. A ela perguntou se ainda se mantinha intocável. Que os fez perceber que a vida não era só o que possuíam, que não são só amigos e cumplicidades banais. Foi um "olá” que lhes mostrou quem era o outro. Ela: era uma mulher responsável. Independente, porque assim foi obrigada a estar no mundo. Livre e irreverente, porque se sentia insegura. Com medos e dúvidas, típicas de uma mulher assim, linda mas que não o percepciona! Que se permitia, agora, ser uma miúda, pois tinha crescido rápido demais. Era uma mulher decidida. Determinada. Cheia de força, pois sabia que lhe faltava a mão que a agarrasse quando caísse. Uma solitária no meio de um mundo de gente. Era uma mulher que chorava quando o mundo lhe fugia. Mulher pronta a viver com coisas simples, porque eram estas que a faziam feliz. Dava valor àquilo
que muita vezes ninguém percebe o real significado: família. Um dia alguém lhe disse "Tu és uma força da natureza. Um dia perceberás isso.”
E ele? Ele era ele. Vulnerável, mas com uma “capa”, que vista de fora, faria acreditar que aguentava tudo. Tímido com quem não conhecia, mas que abria um sorriso quando a via. Brincalhão, companheiro, amigo. Atento, liga muito a pormenores, e preocupado. Sozinho. Sozinho é provavelmente a palavra que melhor se enquadrava na sua vida, neste momento. Um dia ela, em pensamento, perguntou-lhe: "És feliz?”. Ele, em pensamento, apenas soube dizer "Antes de te conhecer, achava que sim.” Foi aí que ele estranhamente começou por perceber que a presença dela, não lhe era indiferente. Que lhe queria, muitas vezes, dizer algo que racionalmente o cérebro lhe impedia. Que a vontade de estar com ela, era muito mais forte que a distância que os separava. Que estar, longas e longas horas, na sua companhia, lhe trazia equilíbrio, paz e alegria. Que lhe proporcionava olhar para algo belo. Para uma mulher interessante, que lhe despertava algo.
E no fundo, houve ela. E ele. E hoje há ela. Questionando-se se existe ele

Sem comentários:

Enviar um comentário